Alcatraz
- rapha248
- 30 de dez. de 2017
- 2 min de leitura
Se você está pensando se essa é a famosa antiga prisão dos Estados Unidos, você está certo! Pra quem não sabe, Alcatraz é uma ilha localizada no meio da Baía de São Francisco na Califórnia. No início foi usada como base militar, mas em 1 de janeiro de 1934 tornou-se prisão federal de segurança máxima. A prisão existiu por 29 anos e durante esse tempo alojou alguns dos maiores criminosos dos Estados Unidos, como Al Capone, Robert Franklin Stroud (o Birdman of Alcatrão), Alvin Karpis e Frank Morris.

Em março de 1963, Alcatraz foi fechada devido aos altos custos de manutenção e deterioração das estruturas. Somente em 1980, através da aprovação de um projeto, Alcatraz foi aberta ao turismo, recebendo milhares de turistas por ano.
Para chegar a ilha, compramos nossos tickets pela internet e pegamos a ferry no píer 33 em São Francisco na parte da manhã. Não demorou muito para chegarmos lá, o passeio foi agradável apesar do tempo nublado no dia. Conseguimos ter uma visão ampla da costa da cidade e também da Golden Gate Bridge.
Ao chegar na ilha subimos até a entrada da prisão. Para visitá-la tínhamos os áudio-tours, ou seja, eram fones de ouvido com gravadores que iam nos guiando dentro da prisão e contando sobre cada parte dela. Esses áudio-tours estavam disponíveis em vários idiomas, inclusive Português do Brasil.




O interessante deles é o fato de que nos faz sentir como se estivéssemos vivendo naquele momento, pois os prisioneiros vão contando as histórias do que ocorreu com eles e do que eles presenciaram lá. Uma dessas histórias é a famosa “Batalha de Alcatraz”, em maio de 1946, uma das mais violentas tentativas de escapar da prisão. O prisioneiro Bernard Paul Coy foi quem articulou todo o plano, e quase conseguiu levar adiante. Porém, depois de quase 48 horas de batalha, ele e alguns dos seus comparsas foram mortos, além de outros prisioneiros e policiais também.


Um fato interessante durante o funcionamento da prisão, é que não somente viviam lá os bandidos, mas também as famílias de alguns funcionários de Alcatraz. Teve um momento em que Alcatraz teve cerca de 300 civis vivendo lá, incluindo mulheres e crianças. E não para por aí, eles tinham áreas de lazer na ilha e em algumas casas, prisioneiros que tinham boa conduta trabalhavam cozinhando e limpando para essas famílias.
Pra quem gosta de história, Alcatraz é um ótimo lugar para visitar quando estiver em São Francisco. Não deixa de ser um pouco chocante estar lá e ouvir os relatos dos prisioneiros no áudio-tour, mas vale a pena não só pelo conhecimento, mas também pela vista que se tem da cidade quando estiver na ferry.

Se quiser saber mais detalhes sobre Alcatraz, acesse o site http://www.alcatrazhistory.com/.
Comentarios